segunda-feira, 21 de maio de 2012




Ser Poeta
' To Be a Poet '





 A vida há muito me ensinou
que música e poesia
são as coisas mais lindas da terra
que a vida pode dar a nós.
Exceto amor, é claro.

Em um velho livro didático
publicado pela Editora Imperial
no ano da morte de Vrchlický
consultei a seção sobre poética
e ornamento poético.

Botei uma rosa em um copo de whisky,
acendi uma vela
e comecei a escrever meus primeiros versos.

Arda, chama das palavras,
e voe,
ainda que meus dedos se queimem!
Uma metáfora surpreendente vale mais
que um anel no dedo de alguém.
Mas nem mesmo o Dicionário de Rimas de Puchmajer
teve alguma utilidade para mim.

Em vão arrebatei ideias
e furiosamente fechei meus olhos
para tentar ouvir aquela primeira linha mágica.
Mas no escuro, ao invés de palavras,
eu vi o sorriso de uma mulher e
cabelos levados pelo vento. 

Esse tem sido o meu destino.
E eu tenho cambaleado na direção dele sem fôlego
a minha vida toda. 






- Jaroslav Seifert




Nenhum comentário:

Postar um comentário