segunda-feira, 26 de março de 2012

A Smile to Remember

by Charles Bukowski
(tradução minha)



a gente tinha peixinhos-dourados que nadavam em círculos
no aquário em cima da mesa perto das cortinas pesadas
que cobriam a janela panorâmica e
a minha mãe, sempre sorrindo, querendo que todos nós
fôssemos felizes, me disse, 'seja feliz, Henry!'
e ela tinha razão: é melhor ser feliz se você
puder
mas meu pai continuou batendo nela e em mim várias vezes por semana
enquanto
se enfurecia no interior dos seus 1,90m porque não conseguia
entender o que estava o corroendo por dentro.

minha mãe, pobre peixinho,
querendo ser feliz, espancada duas ou três vezes por
semana, me dizendo pra ser feliz: "Henry, sorria!
por que você nunca sorri?"

e então ela sorriria, pra me mostrar como, e era o
sorriso mais triste que vi em toda a minha vida

um dia os peixinhos-dourados morreram, todos os cinco,
ficaram boiando na água, todos de lado, os
olhos ainda abertos,
e quando meu pai chegou em casa ele os jogou pro gato
ali no chão da cozinha e a gente assistiu enquanto minha mãe
sorria



Nenhum comentário:

Postar um comentário